24.6.09

Deus e o capitalismo

hj nao quero escrever (por mim mesma).. li esse texto hoje e achei por bem transcreve-lo.. garanto que nao é enfadonho como algumas coisas que escrevo de vez em qdo.. foi escrito por alguém que talvez nem vá à missa ou ao culto todo domingo.. mas fala de Deus com a religiosidade e fidelidade de um anjo.. e leia antes de me chamar de exagerada,viu?!



Deus e o capitalismo

Ariano Suassuna

"Escreve-me um jovem físico de São Paulo. Chama-se Júlio, tem 26 anos e elogia as posições que venho tomando nesta coluna em favor do povo pobre do Brasil. Diz que, a princípio, ficou mesmo admirado por ver a Folha acolhê-las e publicá-las. Mas depois, refletindo melhor, chegou à conclusão de que, tendo eu uma visão religiosa do mundo e do homem, aquelas posições ficam todas invalidadas, porque a idéia de Deus é o principal sustentáculo do castelo de privilégios da elite econômica política, que dela se serve para manter o povo resignado diante de todas as desigualdades e injustiças.

Na carta, o jovem físico não colocou seu sobrenome, e é por isso que não o transcrevo aqui. Se, por acaso, estas linhas vierem a cair sob seus olhos, peço-lhe que me mande um bilhete com seu telefone: gostaria muito de conversar um pouco com ele, para agradecer pessoalmente os termos amistosos com os quais, na carta, até as discordâncias foram formuladas.

Mas aqui, logo de entrada, gostaria de dizer-lhe que o Deus de quem me considero filho não é capitalista e anti-socialista como declarou o economista Roberto Campos em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. Não se deixe Júlio impressionar por nossos erros e pecados. Olhe somente o Cristo e ouça o que ele dizia. Leia os "Atos dos Apóstolos" e veja como os primitivos cristãos procuravam organizar a sociedade: "A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava seu o que possuía, mas tudo era comum entre eles (...). Não havia entre eles indigente algum; (...) e distribuía-se a cada um segundo a sua necessidade". Num ponto, porém, Júlio tem razão em sua crítica ao cristianismo: depois que o imperador Constantino romanizou temporalmente a Igreja, esta passou a dotar as desigualdades e injustiças do Império Romano. Mesmo assim, mesmo governada por mapas como Alexandre 6º, a Igreja continuou condenando a usura e a ganância. De modo que, como Max Weber demonstrou de modo irrespondível, foi o pensamento protestante que procurou legitimar a injustiça social e a desigualdade: segundo os ideólogos "brancos, anglo-saxões e protestantes", a riqueza era um sinal de predileção de Deus. E, juntando-se isso à "sobrevivência do mais apto" de Darwin e Spencer, o capitalismo seria, mesmo, preferido por Deus.

Entretanto – e graças sejam dadas a Ele por isso! – no século 20 os papas João 23 e Paulo 6º afastaram a Igreja de tal visão anticristã. De maneira que eu, católico, posso dizer a Júlio que Deus, segundo visto por João 23 e por outros que pensam como eu, é cristão, católico e socialista. O Deus que é capitalista (e que, portanto, pode ser colocado a serviço da injustiça e da desigualdade) é o do presidente Clinton, de Roberto Campos e do bispo Edir Macedo."

Fonte: Folha de São Paulo – São Paulo – SP, 01/02/00

apud (hihihi) http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2886&sid=434


22.6.09

Deus de promessas

resolvi hoje nao vir falar do que se tem de ruim na alemanha..rs.. como diz o poeta: "perceber aquilo que se tem de bom no viver é um dom" :)

talvez (quem sabe) depois eu venha falar do q encontro de bom no meu brasil.. mas agora quero falar sobre outra coisa.. a mais interessada em ler o q eu escrevo sou eu msm, entao pronto!

ontem foi domingo e é dia de ir p missa.. mas aqui tá tao difícil.. tem até durante a semana, mas num horário q fica mei ruim.. se bem q isso nao é desculpa, eu sei.. (taí uma coisa q me faz sentir saudade, e muita, da minha cidade: a aparecida e a maná)..

mas Deus (gracas a Deus) nao quer me ver longe dEle e, sábado, a gente estava lanchando (adivinha onde!) e chegou um brasileiro e deu um cartaozinho de uma igreja evangélica aqui em munique.. e melhor, o culto seria em portugues!! na hora, pensei: "eu vou, bora?"

pra falar a verdade, só me empolguei muito na hora, pois depois eu fiquei c um certo receio por ser um "culto".. p completar as minhas possíveis companhias nao podiam ir, e eu iria sozinha.. iria nao, fui! nao peguei o trem errado, nao me perdi no caminho, nao choveu e eu cheguei lá!

agradeco a Deus por ter me ajudado a me despir do preconceito e ouvir o q realmente era importante: a Sua palavra.. qdo cheguei, a irma lá perguntou se eu tinha bíblia e eu disse q sim mas era uma bíblia católica.. nao imagino o q ela tenha pensado.. realmente foi uma besteira o q eu falei pois me parece q nao sao tantas as diferencas..eles tem alguns poucos livros a menos.. mas no fundo, acho q eu disse isso p me fazer entender q era católica e nao estava ali p ser "convertida".. ô gabriela bobinha essa...

mas vamos lá ao q realmente importa.. ontem, no culto, a primeira coisa q Deus me disse me fez ver q nao era a toa q estava ali: "Invocarme-ei e vireis suplicar-me, e eu vos atenderei. Procurar-me-eis e me haveis de encontrar, porque de todo o coracao me fostes buscar. Permitirei que me encontreis (...) e vos irei buscar em todas as nacoes e em todos os lugares por onde vos dispersei" (Jer 29, 12-14).. deu p sentir o que me aguardava naquela tarde, né?

entre tantas coisas q ouvi, uma coisa me chamou bastante atencao.. como meu Deus do céu sabe q eu adoro música, Ele me mandou um recado através de uma linda cancao!! embora seja "evangélica", eu já tinha ouvido pois lulu um dia me apresentou.. fica aí entao a música:

Sei que os Teus olhos
Sempre atentos permanecem em mim
E os Teus ouvidos
estão sensíveis para ouvir meu clamor
Posso até chorar...
Mas a alegria vem de manhã
És Deus de perto e não de longe
Nunca mudaste, Tú és fiel

Deus de aliança, Deus de Promessas
Deus que não é homem pra mentir
Tudo pode passar, tudo pode mudar
Mas Tua palavra vai se cumprir

Posso enfrentar o que for
Eu sei Quem luta por mim
Seus planos não podem ser frustrados
Minha esperança está
Nas mãos do grande Eu Sou
Meus olhos vão ver o impossível
Acontecer...
Vai se cumprir...


só quero corrigir uma coisa.. lá na igreja cantaram diferente "é Deus de perto e também de longe".. aí q ficou a minha cara msm rsrs :)

18.6.09

país bom mesmo é de 2° mundo

hoje a conversa é séria.. rs..
vim pensando nessas últimas semanas nas tantas diferencas q nos separam de um país de 1° mundo.. e comecei a analisar q o melhor msm é ser de 2° mundo: nem tao brasil, nem tao alemanha :)

vou fazer uma breve comparacao do q eu to vendo de bom e de ruim por aqui.. e tirem suas próprias conclusoes.. nao vao ser colocadas por ordem de importancia, mas sim do q vem primeiro à memória da neguinha aqui..

1) uma das coisas q eu acho massa aqui é q ng fica olhando p vc dos pés à cabeca.. e se fica, pode ir atrás q deve ser brasileiro..
2) todo mundo desenrola o ingles
3) bicicleta nao é meio de transporte apenas pra pedreiros.. e os pedreiros têm dinheiro pra comprar um carro..
4) no trem, 70% está lendo algum livro, e 100% desses 70% lê um livro bem grosso.. rs.. já vi até neguinho lendo em pé com o trem balancando.. aqui me parece q eles nao tem medo da lenda do "deslocamento de retina".. (estou comecando a acreditar q isso é desculpa de brasileiro q nao gosta de ler..)
5) as pessoas usam (mesmo) os parques públicos, os parquinhos e bibliotecas.. e isso nao é coisa de velho, farofeiro ou intelectual..
6) se vc perdeu sua carteira, pode fazer o caminho de volta q vc terá grande chances de encontrá-la.. já vi um homem encontrar uma caneta no chao, nao pegar e, ainda, colocar ela "em pé" como que plantada no chao para o dono encontrar + facilmente.. êta povinho bacana!!
7) aqui eles levam a coleta seletiva tao a sério a ponto de ter (espalhados por todo canto) coletores separados pra vidros de cores diferentes (marrom, verde e transparente)..
etc...etc..

poderia passar aqui o dia inteiro relatando as mil e uma coisas interessantes q encontrei por aqui..

já outras coisas me fazem querer voltar correndo pra minha pátria amada.. mas vou postar depois pois agora tenho q ir fazer meu almoco.. kkkk.. hj o cardápio tá bem light: "peixe, batatas e salada".. observem q a batata nao entra como salada.. ela é o feijao daqui... rsrs.. aqui eu to comendo tanta salada q meu organismo às vezes sente até saudade de uma gordurinha trans..